TCC - Licenciatura em Letras (Sede)

URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/463

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    HQ's na educação: a arte sequencial como ferramenta pedagógica no Brasil
    (2022-10-14) Santos, Angelo Soares; Teixeira, Renata Pimentel; http://lattes.cnpq.br/1789141041884024; http://lattes.cnpq.br/4587422216271920
    O acesso às Histórias em Quadrinhos no âmbito escolar foi conquistado pela força de sua popularidade, sendo hoje em dia vista com naturalidade dentro das instituições de ensino e até mesmo estimulada a sua utilização através dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Sabemos que o convívio das HQ’s com as escolas e educadores nem sempre foi harmonioso, principalmente pelas crenças que se propagavam na sociedade sobre os malefícios causados pela leitura dos, popularmente chamados, gibis. Analisamos a obra de autores renomados na pesquisa acadêmica sobre HQ’s (Moacy Cirne,1971; Flávio Calazans, 1997; Scott McCloud, 2005; Waldomiro Vergueiro, 2017; Paulo Ramos, 2022; Antonio Luiz Cagnin, 1995; Will Eisner, 1989 e Fábio Paiva, 2017; entre outros), além de documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) buscando indicar como foi ampliado o uso desse gênero como ferramenta pedagógica no contexto educacional brasileiro e algumas contribuições advindas dela.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Uso do Instagram como ferramenta de ensino de produção textual: reflexões sobre perfis voltados à redação do ENEM
    (2023-04-20) Silva, Lívia Barbosa da; Lima, Hérica Karina Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/7078742576743942; http://lattes.cnpq.br/5210553382677662
    As tecnologias digitais, nos últimos anos, vêm modificando as relações entre os indivíduos, sendo assim, como consequência, o ensino também sofre alterações, já que necessita se adaptar às diferentes formas de interação social, como ocorre na rede social Instagram. Dessa forma, com o crescimento de usuários na rede, os professores também passaram a aderir os perfis como ferramenta de ensino de redação para o Enem e, também, os estudantes buscando informações e trocas de conhecimento na plataforma. Por isso, este trabalho visa analisar as publicações de três perfis educacionais: a) @perfil1: 127 mil seguidores e mais de 1.100 publicações; b) @perfil2: 42,8 mil seguidores e 669 publicações; c) @perfil3: 36,4 mil seguidores e mais de 2.500 publicações no momento da pesquisa. Foram escolhidos os perfis listados por todos possuírem mais de 10000 seguidores, publicações ativas na plataforma e comercializarem algum tipo de serviço como aulas particulares, correções de redações, mentorias, entre outros. E o objetivo principal é analisar as concepções de texto e escrita que fundamentam as dicas dadas pelos professores, assim como a perspectiva de ensino de Língua Portuguesa, de acordo com os estudos de Geraldi (2011), Koch e Elias (2010). As primeiras conclusões são de que o primeiro e o segundo perfil trabalham com uma maior ênfase na Gramática Tradicional, vendo o texto como produto final e o terceiro tende a trazer algumas noções sociointeracionistas, porém, ainda assim, não as apresenta em sua totalidade.